fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
Como montar o enxoval do bebê?

30 de outubro de 2022

A organização do enxoval do bebê é a etapa que as mamães mais adoram, assim é o que relatam as gravidinhas que atendo na Organização Baby.
Muitas delas se empolgam e saem comprando e comprando, seguem ganhando muitos presentes e depois não sabem como organizar e nem se vão usar tudo aquilo que tem em casa.

A gravidez é um momento de muita alegria para a futura mamãe e toda a família, eu sei que é difícil mas é preciso ter paciência na hora de pensar no enxoval.
Com tantas informações, conselhos e conteúdos ligados à maternidade, a gravidinha pode ficar sem um norte e acabar esquecendo os itens mais importantes na hora de fazer o enxoval.

Então o que considerar na hora de definir o enxoval?
  1. O NÚMERO DE SEMANAS DE GRAVIDEZ


    Sugiro começar a pensar no enxoval a partir do 13ª semana (4ª mês) ou segundo trimestre de gestação, quando já é possível saber o sexo do bebê e definir com clareza as cores das peças e do quarto.
    Se a mamãe prefere cores neutras, como bege, branco, amarelo, cinza, laranja e marrom, por exemplo, já pode começar as pesquisas antes do 4º mês apostando num enxoval unissex num primeiro momento.
    Mas não esqueça! Os bebês crescem rápido, por isso não compre tantas peças para recém nascidos. Pense no uso das peças e suas trocas.
    Um bebê se alimenta em média de 3 em 3 horas e também nessa frequência as fraldas são trocadas. As trocas podem variar de 4 a 6 vezes por dia, isso deve ser levado em consideração na hora de definir as peças de uso diário.
  2. EM QUE ESTAÇÃO DO ANO ESTÁ PREVISTO O NASCIMENTO DO BEBÊ


    As roupinhas usadas no dia a dia podem ser definidas considerando a estação do ano. Dependendo do clima no mês de nascimento, da região do país, será preciso considerar itens que protegem o corpinho no inverno e peças com tecidos mais leves no verão.
    Por isso é importante considerar o clima do mês de nascimento e dos meses seguintes na definição do enxoval.
  3. O ESPAÇO DEFINIDO PARA O QUARTO DO BEBÊ


Os itens disponíveis para guardar o enxoval do bebê devem ser considerados antes da compra do enxoval. Cômoda, armário, trocador, nichos, aparador de apoio, criado mudo, maleiro, todos esses elementos são contabilizados como espaços para guardar o enxoval.
Contratar um profissional de arquitetura e decoração para ajudar a definir os espaços adequados é a melhor opção. Muitos arquitetos e decoradores também trabalham no sistema de consultoria, ajudando na compra e no projeto básico do quarto do bebê.

Após essas considerações, chegou a hora de preparar a lista de itens para o enxoval do bebê! Preparei uma lista básica com os itens que a mamãe não deve deixar de comprar. Então vamos a ela:


Roupinhas:
    ✔️6 bodies de manga curta para recém-nascido;
    ✔️6 bodies de manga longa para recém-nascido;
    ✔️5 macacões de pijama;
    ✔️6 pares de meias para recém-nascido;
    ✔️6 calças de algodão;
    ✔️2 gorrinhos,
    ✔️2 pares de luvas.


    Peças para completar o quarto e o banho do seu bebê:
    ✔️1 kit berço;
    ✔️1 colcha;
    ✔️1 saia de berço;
    ✔️4 lençóis com elástico;
    ✔️2 cobertores;
    ✔️4 mantas;
    ✔️2 protetores de colchão à prova d’água;
    ✔️2 travesseiros,
    ✔️4 toalhas com capuz.


Lembrando que a lista serve como base para iniciar as compras. Durante o processo será possível incluir mais coisas, e isso é tão gostoso não é mesmo?

Agora me diz aqui nos comentários, o que você poderia esquecer dessa lista?
Vamos conversar?