fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
Como organizar as roupas por cores?

30 de novembro de 2022

Demorando muito para escolher o seu look de hoje?
Eu me arrisco em dizer que a organização por cores é a solução para você!
Quando organizamos as peças por cores conseguimos visualizar com mais clareza as peças disponíveis, além do ambiente ficar esteticamente em ordem com aquela sensação de: Ah, o meu armário é tão lindo! 😍
A psicologia das cores explica que, as cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja são interpretadas como estimulantes, dinâmicas e alegres. Já as cores frias como o azul, verde roxo e marrom são geralmente associadas a tranquilidade, serenidade e sobriedade.
Por isso, separar as peças por cores te ajuda tanto na escolha do look do dia, que normalmente está relacionada com o humor no momento da escolha.  

POR QUE ORGANIZAR AS ROUPAS POR CORES?


Criar blocos de cores na organização do armário está mais relacionado à funcionalidade do que a estética.
O principal objetivo da organização por cores é tornar a vida da pessoa que usa o armário, mais fácil, com peças organizadas de tal maneira que podem ser encontradas rapidamente.
Essa estratégia de organização ajuda a identificar e visualizar as roupas que você procura, facilitando na escolha do look do dia e também na hora de montar uma mala de viagem, além de criar uma ordem que é profundamente agradável ​​aos olhos.
Seguir a configuração de uma caixa de lápis de cor ou do arco íris é uma das formas de organizar as roupas por cores. Mas não só isso deve ser considerado.

Por isso, vou deixar aqui 5 passos simples de começar a organização por cores.

PASSO 1 Separe as roupas por categorias: Saias, vestidos, blusas, camisetas, malhas de academia, shorts, peças de manga curta e manga longa, calças e demais.  

PASSO 2 Depois de tudo separado, comece a separar as categorias por cor.  

PASSO 3 Escolha uma estratégia de organização por cores. Você pode considerar a sequência de cores do Arco Íris, caixa de lápis de cor, de tons neutros para os mais coloridos, começando por cores quentes até as cores mais frias.  

PASSO 4 Para as peças estampadas é interessante determinar a cor dominante. Você pode criar uma seção apenas para roupas estampadas, ou organizá-las considerando a cor de fundo como a cor dominante, incluindo as peças estampadas na seção da cor predominante.



PASSO 5 Adeque as estratégias de organização a sua realidade. Entenda o que se encaixa melhor na sua rotina. É isso que vai fazer você ser mais produtivo usando a organização a seu favor. A minha sugestão é dispor as peças brancas e em tom pastel, cores claras, prosseguir com as cores quentes e finalizar com os tons frios, seguidos do marrom e finalizando com as peças pretas.



Mas não existe uma regra rígida.
A depender do seu estilo e personalidade, os tons variam de pessoa para pessoa, assim como as peças com estampas.
É só adequar a organização seguindo a paleta de cores que você usa e pronto. Fica tudo organizado!
É como costumo dizer: a organização vai além da estética, o principal objetivo é facilitar a rotina diária.
Bora organizar?
Precisando de ajuda profissional para dar um jeito de uma vez por todas no seu closet?
Me chama que eu te ajudo!
Trabalho com organização de ambientes presencialmente, através de um projeto completo e também de forma online.
Acesse a área de contatos e me diga onde você quer a minha ajuda.
Vamos conversar?