fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS LAVAR AS ROUPAS DE CAMA E PEÇAS DE CASA?

15 de dezembro de 2022

Fim de ano chegou e para muita gente esse é o momento de rever o que tem em casa e higienizar tudo.
Lavar os itens que estão guardados no roupeiro após meses sem uso é uma ótima ideia, mas e os itens usados durante todo o ano, você sabe com que frequência devem ser lavados? Preparei uma lista com os itens que mais solicitam lavagem e o tempo médio para a sua higienização.

LENÇÓIS E ROUPAS DE CAMA

As roupas de cama estão em contato direto e diário com o corpo. Isso trás sujeiras que vão além do ambiente interno e externo. O suor e oleosidade do nosso corpo requer que as peças sejam lavadas uma vez por semana, evitando o acúmulo e a propagação de bactérias, fungos e ácaros. O ideal é lavar os lençóis em ciclo próprio, com água fria ou morna, podendo inclusive fazer uma transição, começando pela fria, e secar à sombra, pois calor demais também prejudica o tecido na secagem.

ALMOFADAS E TRAVESSEIROS

Use vinagre e bicarbonato na lavagem dos travesseiros e almofadas no período de 3 a 6 meses. Na máquina, primeiro remova as fronhas e capas, coloque travesseiro na máquina, em seguida acrescente junto com o sabão, o vinagre de álcool e o bicarbonato. Uma boa sugestão para manter ácaros e bactérias longe é colocar os travesseiros no sol se possível 10 minutos por dia ou somente 30 minutos uma vez por semana.

COLCHÃO

Você já deve ter ouvido falar que passa um terço da vida dormindo. Em média, são oito horas todos os dias, respirando sobre uma superfície que está cheia de ácaros e outros agentes. Por isso é tão importante fazer a limpeza do colchão. Com o cuidado correto, ácaros, bactérias, fungos, vírus e mesmo sujidades são removidas do colchão, prevenindo, por exemplo, reações alérgicas. Para manter uma vida saudável é recomendado fazer a limpeza profunda do colchão pelo menos a cada seis meses. Para colchões de crianças e idosos, essa frequência pode ser um pouco maior  por serem pessoas mais vulneráveis.

TAPETES

Os tapetes acumulam muita poeira e precisam ser limpos constantemente, para manter a higiene da casa, em especial em locais onde há pessoas alérgicas a poeira e ácaros. Por isso, o ideal é fazer uma limpeza diária e fazer uma lavagem mais pesada uma vez por ano. Em casa a limpeza diária é feita tirando o pó com aspirador, removendo as sujeiras com misturas caseiras com água e detergente ou água oxigenada com bicarbonato de sódio, por exemplo, fazer uma limpeza a seco e neutralizando os odores com a mistura de bicarbonato com algo cheiroso como amaciante e desinfetante. Em todos os casos existem exceções e a frequência de lavagem vai depender do uso de cada item e das condições em que eles são expostos no decorrer do ano. O colchão, por exemplo, a higienização é muito indicada. Pode ser realizada uma vez por ano. Já o sofá também pode ser higienizado uma vez por ano. Agora se quem tem crianças ou pets em casa talvez precise usar o processo por mais vezes ao longo do ano. A lavagem de itens maiores é mais complexa e a frequência vai sempre depender das condições de uso. Agora me conta aqui nos comentários, tem algum item que você gostaria de saber a frequência da sua lavagem?
Vamos conversar?